quinta-feira, 13 de março de 2014

A incrível história de amor do Sol e da Relva ou A origem do Girassol

A incrível história de amor do Sol e da Relva ou A origem do Girassol*


                  O Sol passeava pela abóbada celeste há éons e a Terra girava ao redor do Sol. E transcorriam as estações.
                Na primavera, quando o Sol surgia, a Relva estava orvalhada e logo se aquecia. Brincavam nela os insetos, a passarada, crianças corriam, era um bulício só. As sementes nasciam, as flores floriam e os frutos frutificavam.
                Quando o verão chegava, a Relva ficava tostada de Sol, as cigarras orquestravam sinfonias de alegria pelo calor, animais e humanos buscavam a sombra das árvores e o anoitecer era encantador de cores e sons.
                No outono, o Sol começava a ficar menos tempo sobre a Terra, e a Relva que o amava se entristecia, sentia frio nas longas madrugadas e se arrepiava ao pensar na lonjura do inverno.
                Quando o inverno chegava e a tudo cobria de geadas, a Relva sofria e ficava chamuscada do gelo. Quando o Sol aparecia por detrás da linha do horizonte, as placas alvas de gelo se transformavam em delicadas gotículas de orvalho.
                Era mais forte a saudade do Sol.
                O Criador, a Fonte, a tudo observava. Como unir a Relva da Terra com o Sol do Espaço Sideral ? E, num momento de delicada inspiração, o Criador solidificou algumas gotas de orvalho que se tornaram vigorosas sementes.
                Assim depois do cinzento inverno, a primavera surpreendeu a Terra com a germinação de novas plantas. Com a proximidade do verão, as lindas flores amarelas como o Sol desabrocharam e foram chamadas de Girassol. Para sempre então a Relva e o Sol estão juntos.

                Contam os entendidos por aí que é por isso que o Girassol gira acompanhando o movimento do Sol.

* Escrevi esta história para comemorar a beleza do pôr do sol de hoje, 13 de março de 2014 e dedico este post para minha amiga Lígia Rosso que tem o estranho e maravilhoso hábito de levar luz por onde passa, e, também, ama girassóis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário