segunda-feira, 23 de março de 2020

Fábio da Rosa Monteiro - Patrono da 21ª Feira do Livro de Santiago/RS



Fábio da Rosa Monteiro nasceu em 24 de junho do ano de 1987 em Santiago/RS, filho de José Valdir Monteiro e Mara da Rosa Monteiro, mas seu pai do coração foi Ângelo Tadeu Linhares. Alfabetizado em casa pela mãe, iniciou seus estudos na antiga escola municipal Marechal Rondon.
Nas letras, começou a escrever seu primeiro livro aos 9 anos de idade sobre a história de Santiago, tendo como referencial pra seguir este caminho o seu padrinho e pesquisador Valdir Amaral Pinto. Nesse aspecto de pesquisa, iniciado desde cedo, privou contatos com santiaguenses históricos tais como Zilá Lopes de Figueiredo Pinto, Olgy Aquino Krebs, Túlio Piva, Lore Chagas, Zezé Carvalho, entre outros ilustres cidadãos, dos quais não só manteve convívio, mas gravou e documentou conversas com os mesmos.
Assim, foi formando um vasto acervo sobre a história de Santiago que compõe em sua biblioteca particular com mais de 3 mil livros, direcionados à literatura e história, mais de mil discos de vinil com enfoque às coleções regionalistas, além de objetos que compuseram lugares históricos de Santiago como a cruz de prata que foi do altar da Antiga Igreja Matriz e o harmônio musical do antigo templo, além de todos os exemplares de cada jornal que circulou em nossa cidade desde sua emancipação até agora.
 Possui em seu poder a maior coleção de fotografias antigas da cidade com mais de 500 fotos que retratam a nossa cidade antiga. Todo esse conjunto, faz do seu acervo o segundo maior acervo particular da cidade.
Ainda com pouco mais de 10 anos de idade, começou a escrever colunas em jornais da cidade, e assim o fez por mais de 15 anos, tendo colaborado nos jornais Expresso Ilustrado, a Folha, e Matéria Prima e RBS TV. Foi motivo de reportagem dos jornais Correio do Povo, Zero Hora e A Razão, totalizando em mais de 2 mil aparições em jornais entre colunas e entrevistas. Tudo devidamente documentado. Como palestrante, percorreu todas as escolas de Santiago e região falando sobre a nossa história e as missões jesuíticas, sendo o responsável em 2007 pela atualização de dados históricos da cidade de Santiago.
Escritor, é o autor que mais dissertou sobre a história de Santiago, trazendo vários títulos como:
·         Santiago, estampas do passado – 2006;
·         O amor e os sonhos – 2006;
·         Santiago, retratos do passado – 2007;
·         Inventário Histórico de Santiago – 2008;
·         João Goulart, Suas Memórias em Santiago – 2009;
·         50 anos nos caminhos da educação – 2012;
·         Meu ídolo Teixeirinha – 2012;
Atualmente continua ministrando palestras sobre a história de Santiago, membro da Casa do Poeta de Santiago. É formado em história pela UNOPAR polo de Santiago. É presidente da COORPS – Cooperativa de Trabalho Riograndense de prestadores de Serviços LTDA.


      Por ocasião da 21ª Feira do Livro, lançou seu livro: Santiago: em algum lugar do passado, compêndio abrangendo a história de Santiago até os dia atuais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário